Florestas são poderosas

Data / date: 17/07/11 Sem comentarios / No Comments

Cientistas dizem que as florestas podem ter um papel ainda mais importante no combate às mudanças climáticas do que se pensava, de acordo com o mais abrangente estudo sobre as florestas e como elas absorvem carbono do ar.

Todos sabemos que as árvores precisam de grande quantidades do gás de efeito estufa   CO² para crescer, estocando o gás  nos seus troncos e raízes. O que os cientistas ainda não sabiam exatamente é  quanto Co² é absorvido nas várias partes do mundo e o total global de quanto é liberado na atmosfera, quando as florestas são cortadas ou queimadas.

O estudo publicado na última sexta feira pelo US Journal  of Science detalha pela primeira vez o volume de CO² absorvido pela atmosfera pelas florestas tropicais, temperadas e boreais. Segundo o estudo, as florestas absorvem mais de 10% do dióxido de carbono provocado pelas atividades humanas, como a queima de carvão, mesmo levando em conta as emissões causadas pelo desmatamento.

As florestas passam a ter então uma importância ainda maior para regular o CO² na atmosfera. As emissões de CO² pela queima de combustíveis fósseis e desmatamento não param de crescer. No ano passado cresceram 5.8% :  são 33.16 toneladas de gases de efeito estufa.  Só a China emitiu um total de 8.33 bilhões,  mais 10% do que o ano interior!

A maior surpresa foi saber que o novo crescimento de florestas jovens tropicais é responsável por mais absorção  de carbono do que o imaginado: 6 bilhões de toneladas do CO² , o que representa a quantidade de CO² emitida pelos EUA durante um ano.

Esta notícia é muito importante para o programa REED -Reducing Emissions from Deforestation and forest Degradation, Reduzindo as  Emissões pelo Desmatamento e Degradação da Floresta da ONU: as florestas jovens estocam mais carbono do que as florestas tropoicais já estabelecidas.

No total, florestas jovens nos trópicos e florestas estabelecidas estocam 15 bilhões de toneladas de CO², ou quase a metade das emissões causadas pela indústria, transporte e outras fontes.

(World Environment News)