Que o pau brasil é a árvore da música?

Data / date: 20/08/10 Sem comentarios / No Comments

Em 1786,  um homem chamado  François Xavier Tourte  inventou  algo que mudou  o mundo da música. Para melhor! Tourte conseguiu fabricar um arco para instrumentos de corda, especialmente para o violino. Sabia que precisa de um arco flexível  e firme. O desafio era encontrar a madeira perfeita.

Experimentou, experimentou e encontrou a “perfeição” na madeira dos barris de açúcar que chegavam na Europa, vindas do Brasil. A madeira de cor avermelhada e resistente, conhecida como “pernambuco” era nada menos do que o nosso Pau-Brasil. Era tão abundante na nossa terra que deu nome à nação: a terra do Pau-Brasil ou simplesmente, Brasil.

Hoje todos os músicos concordam: “O arco feito com o pau-brasil é o melhor, tão bom que praticamente toca sozinho”. “Nenhum outro possui a sua sonoridade”. “Como tocar Korsakov, com arco feito de outra madeira”?

O problema é que o pau-brasil está em perigo de extinção. A profissão de fazedor de arcos e a música também estão ameaçadas. O pau-brasil é imprescindível para o som dos violinos e dos outros instrumentos de corda. Tão imprescindível que deu origem à Iniciativa Internacional para Preservação do Pernambuco (Pau Brasil). O movimento ganhou força. Arqueteiros do mundo inteiro se uniram e investiram no plantio do pau-brasil.

Cientistas perceberam que o pau-brasil tinha se conservado bem em terrenos onde havia o cacau. Então resolveram testar e só podia dar certo porque não podemos prescindir do pau-brasil, a “Árvore da Música”. Só podia dar  certo porque não podemos prescindir do pau-brasil, a “Árvore da Música”.